Estamos de volta!...

Depois de uma experiência de vários anos "em papel" e de um intervalo de 2 anos "em vazio", a nossa escola volta a editar o seu jornal O PINHAS, mas agora numa versão exclusivamente digital. O endereço é fácil de fixar: www.pinhasonline.blogspot.com

A partir de hoje, 30 de Setembro de 2011, estamos ao serviço da escola e de toda a sua comunidade.

Podem enviar artigos e contactar connosco através do mail: pinhasonline@es-pr.net

domingo, 12 de maio de 2013

VISITA DE ESTUDO AO CONVENTO-PALÁCIO DE MAFRA E AO PALÁCIO DA AJUDA


No dia 10 de Maio, os alunos das turmas 12A, 12B, 12C, 12D e 12E da ESPR, acompanhados das professoras Dina Ferreira, Palmira Ferreira, Clotilde Bárbara , Ilda Miguel, Eduarda Jorge e do professor Joaquim Rodrigues realizaram uma visita de estudo àqueles dois monumentos.

A partida realizou-se cerca das 6.15 da madrugada em dois autocarros quase a abarrotar.
Mafra esperava-nos com uma ligeira aragem fresca....

1. Palácio-Covento de Mafra - A visita inseriu-se essencialmente no âmbito da disciplina de Português que estuda a obra O Memorial do Convento, do escritor José Saramago. Professores e alunos percorreram com vivo interesse todas as salas e a famosa biblioteca rocócó deste monumento grandioso, austero e de estilo barroco, mandado construído por D. João V, com o imenso ouro vindo do Brasil.

http://www.imc-ip.pt/pt-PT/museus_palacios/ContentDetail.aspx


2. PALÁCIO DA AJUDA - Breve, calma e descontraída viagem para a capital. Após um suculento e bem regado almoço foi a vez de entrarmos neste palácio.
Ao frio convento anterior, o também grandioso, mas quente, aconchegado, riquíssimo e deslumbrante palácio da Ajuda. Aqui reviveu-se os derradeiros anos da monarquia.
Entre o classicismo das salas, mobiliário, peças e quadros, foi possível apreciar - quem tivesse apreciado! - o hiper-modernismo de Joana Vasconcelos.

http://www.pnajuda.imc-ip.pt/


Regresso sem percalços a Faro...

Todos evidenciaram um vivo interesse pelas visitas.....

                O professor de História
                    Joaquim Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário